sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Como Abastecer o Carro nos EUA



          A primeira vez que eu abasteci o carro sozinho nos EUA foi em 1997 quando fui visitar um amigo, John Sullivan, na pequena cidade de Templetown, Califórnia. Naquela época ele tinha uma Ford mini-van. Foi a primeira vez que dirigi um carro automático também. Eu me lembro que me perdi, peguei uma estrada que ia para o deserto, dirigi uns 30 min e notei que o tanque de gasolina estava na reserva. Só conseguia pensar no filme Breakdown, onde o Kurt Russel e sua esposa são vítimas de uma quadrilha ao abastecer o carro em um posto no meio do deserto. Parei em um posto isolado, sem loja de conveniência, sem funcinários, só eu, o posto e os cactus...tive muito medo. Tive também, dificuldade de abrir o tanque da Van, operar a máquina, etc. Imagine você, com 22 anos, sozinho, no meio do deserto, sem falar muito bem a língua, com uma carro prestes a acabar a gasolina, sem celular e com as imagens dos bandidos de “Breakdown” na mente?

Cena do filme Breakdown - exatamente como a estrada
em que eu me perdi na Califórina.


        Eis uma diferença entre Brasil e EUA. No Brasil, temos os frentistas que atendem os clientes do posto. Pegam a chave, abrem o tanque, abastecem o carro, limpam os vidros e podem até calibrar os pneus. Além de checar o óleo, a água, etc. E nos EUA, não é assim? Não. Aqui cada um faz por si mesmo. É interessante ver uma senhora de 80 anos sair do carro, abrir o tanque, colocar a bomba no tanque, ativar a trava e começar a lavar os vidros do carro com aquele bastão longo que os frentistas têm no Brasil. Eu fico só olhando...
        Alguns acham que deve ser muito difícil, outros que é fácil. A verdade é que é fácil, mas pode dar uma complicadinha. Se tem alguém que é mestre em se meter em algumas situações difíceis, esse sou eu. Comigo é assim, se há alguma probabilidade de algo sair errado, no meu caso não é probabilidade, é fato. Vou citar algumas situações. Vou tentar escrever um passo a passo e mostrarei onde foi que eu escorreguei na casca da banana, chutei o balde e corri atrás da melancia.

No Brasil
Nos EUA
Um exemplo de parar do lado errado da abertura
do tanque. Sorte dele que a mangueira chegou...

Estacione o carro em frente à bomba. Certifique-se de que lado do carro é a abertura do tanque. Believe me, a pior coisa é parar o carro com o tanque do outro lado e a mangueira não ser suficientemente longa para alcançar o tanque. Com outras pessoas te obeservando é Mico total...e como eu sei? Hummm 

Desligue o carro, tire a chave do contato e abra o tanque de combustível. Parece simples e óbvio, mas não é. Eu não sei como aconteceu, mas como meu carro abre o tanque de gasolina sem chave, eu deixava a chave no contato. E não é que um dia o carro se trancou sozinho, com celular e tudo dentro dele? E não é que eu não tenho memorizado nenhum número de telefone de alguém por aqui? E não é que a chave da casa também estava dentro do carro? E não é que o cartão do seguro (onde tem o telefone de um chaveiro) estava na minha carteira dentro do carro? Eu fiquei por alguns instantes pensando se aquilo estava mesmo acontecendo, se era um sonho (ou pesadelo) e porque comigo. Passei também uns instantes olhando para o ar pensando no que fazer. Falei com o dono do posto e ele chamou um chaveiro que me custou 50 dólares :@

       Abrir o tanque primeiro parece conselho de retardado, mas novamente te digo, não é. Quando não se está acostumado a fazer isso, o medo a ansiedade de lidar com a bomba malvada faz a gente esquecer de um monte de coisas. Eu já labutei com a máquina por alguns minutos, pelejei pra tirar a bomba da máquina e quando me viro? O tanque fechado, chave no contato. E o quê fazer? Coloco a mangueira de volta? Não vai cancelar a compra? Ponho a mangueira no chão?? Em cima do carro? O que eu faço??? Vai vazar? Vai explodir?? Portanto, ABRA O TANQUE ANTES DE LIDAR COM A BOMBA.

         Mas antes de abastecer tem que pagar...Se for pagar com cartões na bomba, abra o tanque primeiro. Se for pagar em dinheiro, precisará entrar na loja de conveniência. Quando se dirigir ao funcionário é só dizer: “Can I have thirty dollars of gas on number 3, please?” (ao pé da letra: Posso ter 30 dólares de gasolina na número 3 por favor?)
Já vi alguns dizerem “30 dollars, number 2”. E “please” que é bom... (o que eu acho rude), mas o funcionário entende perfeitamente. ATENÇÃO: Lembre-se de ver qual o número da bomba que você estacionou e se lembre que, CADA LADO DA BOMBA TEM UM NÚMERO DIFERENTE, pois abastece um carro de cada lado. E eu?


          Parei o carro do lado direito da bomba. Me dirigi à loja que ficava do lado esquerdo à bomba. Esqueci de ver qual número dela. De lá de dentro eu via a bomba, e meu carro atrás dela. O número que eu enxergava era 1, mas como meu carro estava do outro lado, o correto era 2. Pedi gasolina ao que ele disse “que número?” e eu... “número?? Que número?” “O número da bomba Senhor?” “Ah... número...número(olhei para o carro)....1!” Chegando lá, é óbvio que não funcionou e eu não entendia porque. Voltei ao funcionário e paguei mais alguns micos, ao que ele me disse que eu deveria mover o carro para a bomba número 1. “Meu Deus, porque eu???”
Agora que o carro está no lugar certo, tanque aberto, vamos à bomba.

Cada lado da bomba tem um número

      Efetue a compra da gasolina. Alguns dos meus cartões de crédito do Brasil não são aceitos na bomba e eu não descobri o motivo. Na bomba só o American Express funciona. Se não funcionar, dirija-se à loja de conveniência e pague a gasolina no balcão com dinheiro ou cartão.

             Insira e retire rapidamente o cartão, digite o CEP de onde a correspondência do cartão vai, NO BRASIL. Por exemplo, se seu CEP é 05015-000 digite somente 05015 e digite ENTER.

          Escolha qual gasolina deseja. Geralmente há 3 tipos de gasolina com preços diferentes. Aperte o botão ANTES DE TIRAR A MANGUEIRA DA BOMBA. Olhe no painel. Depois de apertar o botão da gasolina “regular” por exemplo, no painel (pequeno visor), vai estar escrito “Began to fill” (comece abastecer).
ÊÊÊÊ a primeira vez você nunca esquece hehehe

Selecione a gasolina que quer apertando os botões 87, 93 ou 89.

          Se quiser encher o tanque a bomba tem uma trava que facilmente você descobre como funciona. Deixe abastecendo sozinho e vá lavar os vidros, dar uma olhada na água ou fazer outra coisa. A bomba desligará sozinha quando o tanque encher.

Nesta foto dá pra ver a pequena trava acionada

     Coloque a mangueira de volta na bomba. No visor aparecerá “Do you want a receipt? YES or NO” (você quer recibo? Sim ou não). Agora isso é muito importante: Se você quiser o recibo aperte SIM, se não, aperte NÃO. Dãaaa
Ao pegar o recibo há algo interessante a notar. Olhe no recibo e perceba que o campo TAX está preenchido assim: TAX = 0.00. Isso mesmo, nos EUA não se paga impostos pela gasolina. No Brasil pagamos mais de 50% de impostos por um litro de gasolina. Ontem, 17-02-2012 paguei 3.65 dólares por um galão (3,6 litros) de gasolina. Enchi o tanque com 45 dólares. Em 2009, enchia o tanque com 25 dólares :(

Feche o tanque de gasolina!! Acredite, alguns esquecem. Comigo nunca aconteceu... Ao sair do posto de gasolina perceba que os americanos dirigem muito devagar em lugares onde há pessoas transitando à pé. Não faça como muitos fazem no Brasil, saem do post à toda velocidade...

        Não fume e não fale ao celular quando estiver abastecendo. Fumar só se for retardado ou suicida, mas ao telefone, sei lá. Não sei se é mito, lenda urbana ou o quê. Eu não arrisco.
Abestada!

        Aqui na Flórida não é proibido falar ao telefone celular quando dirige e vê-se MUITA gente dirigindo e falando no telefon, muito além do normal. Outro dia eu estava parado no farol eu contei 13 carros seguidos com pessoas falando no telefone!! Impressionante.
       A pessoa não é multada, mas se bater enquanto falava ao celular, aí vai estar em sérios apuros...Portanto se cuide! O Robert é uma piada.... Ele grita com as pessoas no trânsito que falam no celular. Cinco minutos depois, dirigindo, o telefone dele toca, ele atende e fica falando...
E eu posso com isso??
        Última dica: Mantenha seu carro limpo. A maioria dos carros aqui são muito limpos mas não é esse o motivo do meu conselho. Depois de você tomar banho para sair de casa, passar perfume, colocar uma roupa bonita, vai abastecer e ao abrir seu tanque de gasolina no carro imundo você sujas as mãos e não tem pia pra te salvar. Usar o banheiro do posto de gasolina é, no mínimo desagradável. Tem até guardanapos de papel na própria bomba, mas não adianta muito. Papel seco ajuda mas não limpa. Eu guardo no porta luvas alguns lenços molhados em caso de eu sujar as mãos. Porque, como tenho TOC não suporto minha mão suja e tenho ataques de ansiedade... hehehe

Em um futuro bem próximo, robôs abastecerão os carros...
E só para complementar:
1 galão de gasolina em 17-02-2012 = US$ 3.67
1 galão = 3.79 litros

90 comentários:

  1. Gente, você é uma figura! Dei muita risada!

    Uma coisa que detesto aqui é que as pessoas, depois de abstecer, ficam dentro do carro, em frente a bomba, telefonando, ajeitando as coisas, uma demora danada! Sempre abasteço cedinho para não pegar fila e evitar esse tipo de gente. Ah, outra coisa que as vezes acontece é da pessoa da bomba da frente colocar o carro de forma que você precisa ficar para trás e a mangueira não chega no seu carro. Que ódio!

    A gasolina aí é muito cara! Na verdade, está caríssima em tudo que é canto. No dia 16/12 fui buscar minha irmã em Atlanta e o galão estava $3.07, hoje está cusatando $3.45, um absurdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorna
      Quando isso acontece comigo eu grito de dentro do carro mesmo "DO YOU MIND???" Já percebi que americano tem horror a gente barraqueira kkkkkkkk

      Excluir
    2. vc está em um país que não é o seu (sem entrar no mérito de estar legal ou não) e quer mudar os hábitos dos nativos. wtf?

      Excluir
    3. Em primeiro lugar não se trata de um hábito de nativos, algo da cultura. Geralmente quem faz isso não é americano, pois o americano é muito educado e consciente.
      E você está errado, eu sou cidadão, o país é meu também

      Excluir
  2. hahaahahahhahahah Adorei esse post Renato!! Vou colocar um link dele no meu blog pro povo vir aqui ta??? Porque esse eh de utilidade publica MESMO! Eu tb me lembro da primeira vez que abasteci o carro sozinha. Morri de rir com seus micos. Agora voce aprendeu neh? hahah
    Quanto ao celular, jah ouve um caso do celular ter tocado enquando a pessoa abastecia o carro, e por algum motivo saiu alguma faisca minima que causou uma explosao. Eh um perigo. Nao sei ao certo se tem alguma ligacao com a radiacao do celular... mas eu nao tiro meu celular de dentro do carro nao quando vou abastecer o carro. Ah, e eu sempre levo minha chave comigo (ateh quando to dirigindo o carro do marido que tenho que abrir o tanque do lado de dentro do carro). Mas tb soh comecei a fazer isso depois que me tranquei pra fora do carro. :)

    Essa foi otima!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nani
      Já recebi uns comentários vindos do seu blog!
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Renato, aqui é o pedro. que legal, obrigado por postar como abastecer o carro no posto de gasolina dos eua. fiquei muito feliz. você é muito criativo e gente FINA!!!!!!!!! obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Renato querido, eu me divirto com suas postagens.....
    Tô com saudade...MUITA!

    ResponderExcluir
  5. Renato, adorei!!! Nossa, essa hora da gasolina é de deixar o coração batendo forte mesmo. É tudo muito diferente, cheio de detalhes. E aqueles carros que a tampa do combustível fica atrás da placa???? Uma vez demoramos a achar a danada.Mico total!!!Adorei o post!!!Mil beijos
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que eu não teria descoberto o tanque atrás da placa do carro kkkkkk
      Bjs

      Excluir
  6. Renato, por aqui também é na base do faça você mesmo, e morri de rir, me vi cometendo algumas dessas falhas, o pior foi minha primeira vez, o carro era alugado e o esperto aqui não sabia que lado ficava o tanque, muito menos onde abria o bendito, o vexame só não foi pior pois o posto tinha frentista, (que é coisa rara aqui no Japão também) e ele pacientemente pediu pra eu estacionar do lado certo e abriu a portinha do tanque, no mais é bem parecido. Meu segundo vexame foi um posto muito doido, coloquei o dinheiro, enchi o tanque e o troco, cadê a maquina não devolvia, eu olhava em todos os buracos e nada de troco, já batia um desespero, nisso chega uma senhora (que certamente viu minha cara hahaha) e fala que pra pegar o troco tem que ir pra outra maquina e colocar o código de barra num leitor, como eu ia saber, sendo que 99% dos postos o dinheiro e o troco vc coloca e sai da mesma maquina, hoje em dia já não me atrapalho tanto, limpo os vidros, encho o reservatório do limpador de parabrisa, só não calibro os pneus de maneira nenhuma, nem que tiver que ir chamar alguém ou esperar, morro de medo de fazer bobagem e acabar estourando ou danificando os pneus, mas ainda vez ou outra apronto alguma, ps já leio seu blog faz tempo, mas fico nessa de comento ou não, medo de falar bobagem, qualquer coisa desculpas adiantadas, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk
      Fernando achei engraçado você não calibrar. O Pior é que toda vez que eu calibro fico pensando se o pneu não vai estourar na minha cara! hahahaha

      Excluir
  7. Renato, essas dicas foram ótimas, quando for abastecer um carro por aí vou lembrar de tudo! Mas o duro é ficar preso do lado de fora, isso já me aconteceu e hoje sou neurótica com isso, só saio com a chave na mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imprime e leva o manual no posto
      ehehe

      Excluir
    2. Nos compressores de de ar vc pode digitar a calibrajem dos pneus de acordo com o manal de propietario.

      Excluir
  8. Ai Renato, acabo de ler esse post no blog da Nani (Moments and Thoughts) e tô arregaçando de tanto rir. Vc realmente descreveu cada passo c/ mto humor e acredito q os novatos passam mesmo por tudo isso (ou quase). Passei por isso no Canada pq estava sozinha e tb c/ um carro automático pela 1ªvez (socorroooo). Só q ñ consegui me safar e tive de pedir help p/ um fregues q felizmente ñ estava c/ pressa (q vexame q eu dei). Não consigo parar de rir... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk
      E olha que eu não conto tudo. Tem aqueles micos secretos que só eu que sei hehehe
      Bjs

      Excluir
  9. Rapaz, não sabia que era tudo tããão complicado. Na Holanda (e Bélgica, França, Alemanha...) você para, abastece, memoriza o número da bomba e vai até a loja pagar. Basta dizer o número da bomba, pagar e pronto. Vai até seu carrinho e se arranca d.e.v.a.g.a.r... Mesmo no pique do verão eu nunca vi funcionários de postos de gasolina controlando os clientes.

    Agora: lógico que a gasosa nos EUA é barata. Por isso que eles fazem as guerras que fazem por petróleo e suprimem novas tecnologias (disponíveis há décadas) que nos livraraim da dependência de combustíveis fósseis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana
      Mas essa de suprimem novas tecnologias acho que está acabando no mundo inteiro. Até o ano 2100 toda a reserva mundial de petróleo acabará aí não vai ter jeito. Se vc ver na internet, todas as montadoras agora tem carros elétricos
      Bjs

      Excluir
    2. Qual foi a última guerra protagonizada pelos EUA que teve o saque de petróleo como motivação, Sra. Anita? Teria sido a guerra do Iraque? Pelo visto, segundo o seu ponto de vista, as companhias americanas de petróleo reclamaram que a guerra do Iraque só lhes traria prejuízo, apenas para enganar os trouxas, não é mesmo? Também que, se a Alemanha, a França e mais alguns amigos do rei lucraram durante duas décadas com o petróleo de Saddam Hussein, foi com a melhor das intenções, tanto que se esforçaram para impedir que os EUA "roubassem" essa preciosa riqueza nacional do povo iraquiano, não é verdade? Outra coisa: Qual é o problema com os combustíveis fósseis? Será que a senhora ainda acredita na seita do aquecimento global? Lamento lhe informar, mas as suas fontes de informação estão todas viciadas. Espero que a senhora nunca pise nos EUA porque eles já tem muitos traidores e uma massa de manobra imensa por lá.

      ****

      Renato, parabéns pelo blog. Gostaria muito de também abandonar o Brasil, mas não tenho condições (pelo menos por enquanto), infelizmente. Acompanho um canal no Youtube de um conterrâneo seu (da terra do sol, como ele diz), o Sr. AlphaCalibre. Se você gosta de armas, é um prato cheio. Abraço!

      Excluir
    3. Anônimo
      Eu sei que os EUA deve ter feito muita coisa errada, como todos os países fizeram ou fazem, ninguém é santo. Pode ser que as guerras sejam com interesse no petróleo, pode ser que o interesse seja desarmar, acho que a verdade nunca saberemos. O que eu sei é o seguinte. Não é só a gasolina que é barata aqui. É todo o resto.
      Se a Glenda estivesse aqui ela diria "Claro, elees roubam a riqueza dos outros países para subsidiar tudo para sua população"
      ok
      E de quem o Chile rouba? E o México? E a Argentina?
      Porque o México vende o Volkswagen Gol lá por 50% do preço do Brasil se o México compra o carro do Brasil??
      Por que em países mais pobres que o Brasil as coisas são mais baratas e o salário mínimo mais alto?
      Então o meu ponto de vista é o seguinte. Existem meios de se cuidar do bem estar da sua população que não seja somente roubando a riqueza de outros países (o que eu acho um discurso desenvolvido por pessoas com intenção duvidosa).
      Mas percebo que no Brasil e principalmente na Europa falar em EUA é arrumar briga. Mas tenho certeza que com a Ana não é não. Ela é bem cabeça aberta
      Abs!!

      Excluir
  10. Oi Renato! Muito bem lembrado esse seu post. Lembro que so fui descobrir como abastecer o carro muitos meses depois de morar nos EUA, pois eu morava em New Jersey e la eles fazem o mesmo que os frentistas brasileiros fazem. Fui viajar achando que tinha esse servico no Pais inteiro, mas para a minha sorte consegui chegar no meu destino sem tem que abastecer (North New Jersey para Virginia!), chegando la aprendi com uma amiga o que fazer, alivio total! Ha! Abracos. Renata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje no jantar eu comentei com a família e eles disseram a mesma coisa, que em Jersei tem frentistas
      Eu fico com pena que as pessoas perdem seus empregos, mas acho legal essa de não ter mordomia sabe?
      Abs

      Excluir
  11. opa, escrevi "enquando ao inves de enquanto. Erro de digitacao mesmo viu. hehe

    ResponderExcluir
  12. Renato querido, muito divertido (e elucidativo) seu post. Você detalha o modo americano de viver de um jeito agradável, gostoso de ler ( e nós brasileiros curiosos adoramos!!!) Por favor, qualquer dia desses você poderia escrever mais sobre as escolas de ensino fundamental, sobre a formação de professores, o número de alunos por turma, se é verdade que há muitos professores homens lecionando nas primeiras séries, sobre a política de educação para os pequenos no país, etc? Muitíssimo obrigada! Mil beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone
      Será que existe alguém que sabe isso? Eu não sei essas respostas nem do ensino brasileiro?!?
      bjs

      Excluir
  13. Renato,

    Aqui no Nordeste dos EUA, principalmente em Boston, New York, New Jersey e Connecticut, existem frentistas sim, pois sao protegidos por leis estaduais que garantem seus empregos com a obrigatoriedade de uso de frentistas. Os sindicatos daqui sao muito fortes e nunca deixaram os frentistas perderem os empregos. O que acho muito bom, pois muita gente trabalha nos Postos de gasolina por aqui.
    Desculpe, mais a Florida e terra de ninguem :)
    Nao existem sindicatos e mandaram todos os frentistas embora!!! Uma vergonha.
    Alias, desde 1989 ja temos Postos sem frentistas em Sao Paulo tambem! Achei curioso voce descrever sua primeira experiencia abastencendo um carro por conta propria so em 1997. Sempre tivemos estes postos em Sao Paulo, nem me lembro quando comecou. E sao identicos aos daqui, pagamos na bomba mesmo com cartao de credito e tudo. :)

    Otimo post amigo

    Forte abraco

    Ray

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray
      E não é que hoje mesmo fiquei sabendo disso? Que no norte tem frentista sim. Mas não vou mudar o texto, vai ficar desse jeito mesmo, quem quiser que leia os comentários e aprenda mais com a experiência de todos os outros.
      Sorte sua que você mora no Nordeste hein? Eu ainda saio daqui do meio dos pueblitos eheheh
      Nunca em minha vida toda de SP eu vi um posto assim. Sabe onde fica um?
      Abração
      ps. Bom te ver por aqui ;)

      Excluir
    2. Eh no Nordeste dos EUA eh assim mas apenas naquela regiao. O resto dos EUA nao tem frentista. Nao eh todo mundo que vem para os EUA que vai pro Nordeste dos EUA. E eu morei em Massachusetts por dois anos e vi um posto de gasolina apenas com frentista!

      Excluir
    3. Eita, escrevi de uma maneira que parece que eu estava atacando o Ray, mas nao foi minha intencao nao Ray!!!! Escrevi como se eu estivesse falando, numa conversa mesmo. Nao me leve a mal. :)

      Excluir
    4. Pelo que conversei por aqui as pessoas estão dizendo que é só em New Jersey mesmo...será?

      Excluir
    5. Então, no Brasil não existem mais postos com autoserviço. Foi proibido, por decreto, há alguns anos, para garantir o emprego do frentista. Por outro lado, autorizaram a cobrança automática de pedágio...

      Mas quer saber? Acho que não pegaria o autoserviço no Brasil. A maioria acharia que abastecer o próprio carro é coisa de serviçal...

      Além disso, essa aqui seria uma cena frequente por aqui: http://imageshack.us/photo/my-images/109/postodegasolinacopy.jpg/

      rs

      Mas chega de reclamações, bacana mesmo é o serviço de lava rápido que se disponibiliza nos postos aí dos EUA. Para mim, que adoro lavar o carro, seria uma ótima maneira de ocupar os meus finais de semana e melhor, sem fazer sujeira na própria casa.

      Ai não tem posto que funciona na base da confiança? Se abastece primeiro, depois se paga. Um amigo que mora no Calgary me disse que tem uma penca de postos que o funcionário sequer vai conferir se o valor que o cliente informou é o que está na bomba... isso é o que se pode chamar de honestidade generalizada, hahaha.

      Abracao Renato!

      Excluir
  14. Muito bom o seu post! Adorei! Ja passei por alguns apuros tambem e ja vi varios carros que esqueceram de fechar a tampa do tanque...

    ResponderExcluir
  15. Oi Renato! Encontrei seu blog através do comenttário da Nani, adorei! Hahaha...eu estou vivendo nos EUA há apenas 6 meses, e só abastecei 1 vez, e paguei mico. Na verdade ainda estou estudando para tirar minha carteira, mas estava com avó do meu marido (ela tem 83 anos) e eu quis ajudar, fiquei com pena de ficar sentada no carro, e deixá-la abastecer sozinha, Enfim, MICO. Apertei a lavanca quando já tinha tirado do tanque...vixi, molhou tudo, e eu fiquei super fedida, aff...que raiva. Hahahaha...
    um abraço! Vou passar sempre por aqui! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmmm vc ainda é nova de US vai passar mais uns bons micos. Mas lembre-se, humor é o melhor remédio!
      Abs

      Excluir
  16. Olá Renato! Venho acompanhando o seu blog há um tempinho mas nunca comentei.

    Me chamo Renata e já passei por algumas das situações que vc passou por aí! Inclusive essa do posto de gasolina... a primeira vez que fui abastecer fiquei completamente perdida! Mas a gente sempre acaba se virando!

    Muito obrigada por todas as dicas, conselhos e curiosidades!

    Só como informação/curiosidade, da última vez que estive nos Estados Unidos (novembro de 2011) consegui abastecer o carro com o meu cartão brasileiro VISA e só precisei colocar a senha, não precisei colocar nenhuma outra informação na bomba de gasolina. Pode ser que isso seja diferente de estado a estado, sei lá (eu fui para Minneapolis/MN).

    Parabéns pelo Blog e mais uma vez obrigada pelas informações! :)

    Abraços,
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chará
      Eu já percebi que os postos tem bombas diferentes, mais modernas e outros não. Não sei explicar porque o meu cartão brasileiro não funciona lá. Meus cartões também não têm senha, pode ser isso
      Abração e comente sempre que quiser

      Excluir
  17. Amigos
    Peço desculpas. Escrevi o texto às 4 da madrugada e somente agora eu o li novamente. Estava cheio de erros e a formatação horrível...hehe já corrigi
    Acho... :/

    ResponderExcluir
  18. Renato, amei o post!!!
    Eu não sou fã do self service por uma unica razão: odeio minha mão cheirando a gasolina. Sempre carrego purell na bolsa.

    No Missouri e Kansas é comum uma companhia chamada QuikTrip, essa empresa oferece um cartão de abastecimento que desbloqueia a bomba, depois de abastecer você se dirije a loja de conveniência e efetua o pagamento. Esse cartão contém suas informações pessoais tal como telefone, endereço, etc. no caso de não se pagar pelo combustível eles mandam a polícia atrás da pessoa. Mesmo que você mude de endereço e não os informe eles tem os dados da sua habilitação e o numero do seu Social Security.

    Menino, eu sou super distraida, uma vez abasteci, coloquei a mangueira de volta na bomba e fui embora. O semaforo fecha e um rapaz num carro ao lado faz sinal para eu abaixar o vidro, achei que ele queria informação... que nada... Ele estava avisando que eu havia deixado o tanque aberto. E a vergonha ao sair do carro e fechar o tanque...
    Mas, não sou a unica a cometer gafes. O meu marido utilizou o cartão do posto para destravar a bomba, abasteceu, entrou no carro, perguntou onde eu queria ir e foi embora, quando estavamos no estacionamento da loja do outro lado da rua ele se lembra que não havia pago pelo combustível. Lá volta ele o mais depressa possível para o posto.

    A primeira vez que fui abastecer o carro no Brasil com meu marido ele ficou surpreso com o serviço de frentista e me perguntou se não tinhamos que pagar algo pelo atendimento. Eu expliquei que o preço da gasolina já incluia o serviço.

    Beijos
    Bom fds.

    Ps. Com relação a calibrar os pneus o meu marido colocou um gauge no meu carro, você compra no Walmart por $3 daí basta saber o psi correto para seu carro. Confesso que mesmo com o gauge eu penso o pneu vai explodir na minha cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil a gente é mimado, fala a verdade? MAs com o preço da gasolina por lá, tem que ser mesmo. Quase 4 reais por litro!
      Que bom ouvir estes relatos, não só eu que dou gafe não é? kkkkkkkkk
      Obrigado pelo relato querida
      Bjs

      Excluir
    2. Pipa, dependendo do carro, vc encontra o psi no próprio... dá uma olhada nas portas traseiras e nos bate pé (está certo? tô ruim no PT)... as vezes fica na parte de dentro do capô tbm. Pelo menos no Sentra e no Altima é assim, o psi correto fica nas portas.

      Mas vcs tão muito medrosos! Quando eu carrego alguma coisa pesada no porta-malas do meu carro, coloco até 3 unidades acima do recomendado pela fábrica pra contra-balancear o peso... heheheh

      Abraços!

      Excluir
  19. Renato,

    Conheci seu blog, através do blog da Nani. Já me diverti lendo, e tb já estou imaginando pagar alguns micos quando for abastecer sozinha. Tenho 6 meses morando nos EUA (Grand Rapids,MI) e geralmente, vou com meu esposo. Já o ajudei , daí ando aprendendo. Também ajudo com limpar o parabrisa, principalmente no verão com um monte de insetos. Mas, acho que quando estiver sozinha, talvez role uns micos. Ainda estou prá estudar para tirar a carteira aqui.
    Muito legal seu blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Olá, Renato!
    Descobri seu blog pesquisando sobre os parques de Orlando. Como estamos com viagem marcada para aí, e com carro alugado, achei este post utilíssimo! Aliás, seus Posts são muito bem escritos e detalhados, contam aqueles segredos que sao o pulo do gato, aonde a gente ia acabar errando!
    Como o feriaido de carnaval aqui no Brasil é quase uma VACATION, estou aproveitando o tempo e lendo os Posts mais antigos (eu detesto folia de carnaval, e fico no computador). Estou me divertindo muito, vc consegue mesmo passar a visão do cotidiano daí, que os turistas (eu incluído) nao consegue ter ao visitar a cidade.
    Abs,
    Robson K

    ResponderExcluir
  21. Robson
    E quem só faz o trajeto Hotel-parque-hotel sequer vê Orlando!
    Boa viagem pra você
    Abs!

    ResponderExcluir
  22. Vai uma curiosidade: a posição do bocal do tanque de combustível tem a ver com o país para qual o carro foi projetado.

    Carros japoneses costumam ter o bocal no lado esquerdo porque no Japão se usa mão inglesa, o mesmo vale para os ingleses, como Jaguar e Land Rover.

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. você é uma figura, parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  24. Muito legal -como todos os outros- esse post informativo! Lembro que uma vez no Br, parada no semaforo em frente a um posto de gasolina vi o frentista fumando do lado duma bomba no maior bate papo com o colega..... afff, do jeito que sou medrosa quase sujo as calcas de medo que aquilo explodisse,sai pra la... quanto ao celular, nunca tinha ouvido falar, mas melhor prevenir, ne. bjO

    ResponderExcluir
  25. Minha duvida: tem como pedir troco no Posto se paguei 40 dolares e so abasteci 38,66? N imagine que ia sobrar....

    ResponderExcluir
  26. Alice
    Se você pagar em dinheiro dentro da loja de conveniência e o tanque encher antes de usar todo o dinheiro que você gastou, você volta com o ticket e o caixa te dá o troco. Se você pagar com cartão de crédito na máquina, ela só debita o valor que foi usado de gasolina então não há troco.
    Ótima pergunta!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Renato, parabens pelo Blog e pelo posto.
      Só uma coisa sobre a pergunta da Alice.
      Se eu quero encher o tanque, mas nao sei quantos litros ou galões serão necessários para tal operação, faço uma estimativa por cima, e informo na maquina, antes de abastecer que vou querer por exemplo USS 100,00. Aí, com USS 80,00 o tanque encheu, então o debito só será realizado do valor de USS 80,00? Quer dizer que ao informar aquele valor inicial de USS 100,00 nao significa que o lancamento se dará de imediato, apenas quando o carro for abastecido?

      Excluir
    2. Marcelo
      Quando se compra com cartão de crédito na própria bomba não se digita nenhum valor. Insere e retira o cartão e a venda fica em aberto até a bomba parar e o valor debitado é aquele que você abasteceu. Só paga-se o valor adiantado quando é feito dentro da loja de conveniência. Mas se abastecer menos, volte com o recibo e peça o troco.
      Detalhe, para encher o tanque de gasolina fica 48 dólares aqui
      Abs!

      Excluir
  27. Pode acreditar, vc pagou barato!! Aqui na California a gasolina mais barata e 4.09, e ha lugares como Chevron e Shell a 4.35. Sim!!!

    ResponderExcluir
  28. Morri de rir lendo seu post! Adorei! Tb fiquei imaginando a cena vc tirando as fotos de cada etapa! Só faltou a foto de vc indo pedir a liberação na conveniência!
    Mto bom! Pode ter certeza q só de ler já me atrapalhei toda! Uma coisa q parece tão simples né!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neyva
      Da um gelo quando vc vai a primeira vez sozinho eheheh
      Abs!!

      Excluir
  29. Renato, procurando esse tipo de informação na Internet me deparei com a sua história. Melhor descrição, impossível. Estava procurando porque sempre que viajei para os EUA e aluguei carro, aluguei com o primeiro tanque cheio. Apesar de ser mais caro fazia isso para fugir do estresse de ter que abastecer sem conhecer. Mas na minha próxima viagem pretendo usar o carro por mais tempo, o que me obrigará a fazer abastecimentos. Mas como também sofro do mesmo problema que vc, pois comigo sempre que algo pode dar errado dá, as suas dicas foram muito valiosas. Grato pela ajuda e um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto
      Ate hoje me atrapalho de vez em quando. Tem dia que eu abro o porta-malas ao invés do tanque e por aí vai. EU chego lá! E vc também!
      ABs

      Excluir
  30. Bom dia!
    Meu nome é Patrícia, moro em Brasília.

    Adorei o post, morri de rir.

    As dicas foram muito úteis. Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Renato, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo blog e pela infinidade de informações úteis, práticas e detalhadas que você fornece! É muito altruísmo!

    Já faz alguns dias que seu blog é meu companheiro de madrugadas... começo a lê-lo e a cada janela, a cada busca, um conteúdo mais interessante vai surgindo! A cada nova informação, vou anotando-a para rever os principais pontos tão logo minha viagem se aproximar.

    Gostaria de perguntar-lhe sobre os pedágios. Não encontrei (ainda) um tópico específico sobre o funcionamento e o pagamento nas cabines; se você já escreveu a respeito, me desculpe por perguntar-lhe novamente, vou procurando até encontrar...

    Desde já, muitíssimo obrigado pela ajuda a mim e a todos que consultam seu blog, são informações muito valiosas!

    Lhe convido também a dar uma olhadinha no meu blog, para relaxar um pouco... sou professor e utilizo o blog como complemento das minhas aulas... www.jgvedovello.blogspot.com

    Um grande abraço e felicidades!
    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João!
      Vou sim passar no seu blog.
      João, não escrevi sobre os pedágios não. O único pedágio que eu acredito que vc vai pegar é o da 528 vindo ou indo ao Aeroporto. Se for à Miami, vá pela 95 que não tem pedágio. A Turnpike paga 15 da 15 volta. A 528 75c e 1 dolar. Nao compensa pagar pedágio free para a locadora que é 8 por dia e usa-se muito pouco. Se vc ficar na área da Disney e International Drive nunca vai pegar nenhum pedágio. Portanto é só vindo e indo ao aeroporto. Tenha sempre moedas porque alguns pedágios não tem caixas só um buraco para jogas as moedas e se vc não as tiver e passar o pedágio, a locadora cobra 20 dólares de multa!
      ABs!!

      Excluir
  32. Olá Renato, voltei ontem de Orlando.
    Suas informações sobre abastecimento foram valiosas. Mesmo assim, paguei mico.
    No primeiro abastecimento não reparei que o tanque estava mais cheio do que o previsto e achando que eu estava errando algo no abastecimento fiquei tentando colocar mais gasolina (mesmo com trava automática brecando a todo instante) e o que aconteceu? Derramei gasolina no bocal...
    E, para variar, o meu cartão brasileiro não funcionou na bomba (a informação de que a bomba se chama "pump" foi fantástica), tive que sempre me dirigir à loja para abastecer. Mas neste caso, sem maiores micos. Lá o cartão funcionou sem problemas.
    Quanto ao pedágio automático, só peguei um uma única vez (na Osceola Pkwy), e graças ao GPS já que não tinha a mínima necessidade de entrar nela, mas como eu estava prevenido eu tinha as moedinhas. Não sei se todas as automáticas funcionam assim, mas essa que eu peguei só aceitava moedas de 25 cents.
    Aliás, fica a dúvida, para que existem moedas de outros valores, já que tudo que é automático, de lavanderia à máquina de refrigerante, sempre pede moedas de 25 cents ("quarter", never "twenty five") e nunca de outro valor?
    Obrigado e grande abraço pela ajuda.

    ResponderExcluir
  33. A título de informação, a gasolina está um pouco mais barata agora em julho. Em Orlando, um galão está entre 3,15 e 3,30.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto
      Isso mesmo, já cheguei pagar 3.05!
      Obrigado pelas informações e pelo feedback!
      No pedágio já paguei com moedas de 10 e 5 mas de 1 cent não funciona nada!!
      Abs!!

      Excluir
  34. Renato! Bom dia, parabéns (pelo blog) e MUITO OBRIGADO (pelo blog)!
    hahah

    Tenho lido bastante o seu blog e aprendi muito com ele! Vou a Miami e Orlando agora em Agosto e você está ajudando MUITO nas dúvidas.

    Tenho uma dúvida besta: Posso dirigir de chinelo, crocs ou descalço em Miami?

    Ia te perguntar isso no post sobre Dirigir em Miami, mas a quantidade de comentários chegou ao limite!

    Mais uma vez, parabéns e obrigado pelo excelente blog!

    Grande Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme
      Pode dirigir descalço mas não com chinelo
      Ótima pergunta!
      Abs

      Excluir
  35. Renato,

    Você sabe se aqueles cartões pré-pagos (Travel Money) são aceitos nessas bombas ou cartão internacional visa? Sobre o CEP, digito os 5 primeiros digitos do meu endereço ou do hotel que estiver na Florida?

    obs: Através de seu blog entrei em contato com a Leila Abdalad para alugar o ap.

    Abraços muito bom seu blog.

    ResponderExcluir
  36. Renato,

    Você sabe se aqueles cartões pré-pagos (Travel Money) são aceitos nessas bombas ou cartão internacional visa? Sobre o CEP, digito os 5 primeiros digitos do meu endereço ou do hotel que estiver na Florida?

    obs: Através de seu blog entrei em contato com a Leila Abdalad para alugar o ap.

    Abraços muito bom seu blog.

    ResponderExcluir
  37. Olá Renato,

    Amigo, você saberia me dizer se aqueles cartões pré-pagos (Travel Money)ou Visa Internacional são aceitos nessas bombas? Sobre o CEP, posso digitar os 5 números do CEP no Brasil sem problemas? Pois li em outro lugar que deveria ser um CEP valido nos EUA e esse fosse do hotel em que estivesse.

    Com suas dicas, entrei em contato com a Leila Abdalad para alugar o AP, estamos em fase final de "conversa" hehe.

    Abraços e obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  38. Respostas
    1. Aconteceu alguma coisa que vc escreveu o mesmo comentário 3 vezes? Acontece com algumas pessoas.
      Não sei se o cartão funciona na bomba, o CEP é o do Brasil. Mesmo que não funcionar na bomba, funciona dentro da loja de conveniência.
      Que bom do apto! BOa sorte e boa viagem!
      ABs

      Excluir
  39. Boa noite, parabens ! Pela coragem, e por tirar tempo para dividar a experiencia, e ainda responder a todos (que paciencia a sua).

    Aos que passam por aqui, aproveitem as informacoes, e na duvida, vao experimentar tambem. O que resolve é açao, e nao discussao. O Renato foi la e fez !

    Sucesso a voce, renato !

    Silvio - RS - BRASIL

    ResponderExcluir
  40. Olá Renato,sou o Alberto, valeu aí por postar, era uma grande curiosidade minha, quero muito morar nos EUA, Grande Abraço pra você, e sucesso sempre!!

    ResponderExcluir
  41. Olá Renato, estou com medo de bastecer aí rsrsrsrs. Mesmo lendo todos os comentários, tenho dúvida em relação ao troco, pois não pretendo usar cartão de crédito e sim dinheiro, então, entro e falo para o atendente o número da bomba, mais como não sei quanto vai de combustível, devo dizer "full" e dar por exemplo uma nota de U$ 100,00, abastecer, pegar o tiquet, voltar ao atendente e pedir o troco? Me ajude por favor, não quero pagar tanto mico srsrrsrsrs.
    Abraço
    Alexandre

    ResponderExcluir
  42. Olá Renato, vou em setembro para florida e minha duvida ao abastecer é a seguinte:

    Vou usar dinheiro, então vou la dentro e deixo por exemplo 50 dolares.
    Mas na bomba só coube 30 dolares de combustivel. Como devo fazer ou falar para solicitar o troco?
    Desculpe a ignorancia, mas até agora não consegui resposta a esta minha dúvida.

    Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você volta ao caixa e diz:
      I paid 50 but my tank only took 45. Can I have my change please?
      Ele sabe quanto que a bomba colocou e de dá o troco.
      Quando pagar os 50, peça o recibo ok?
      Abs

      Excluir
  43. Renato, muito obrigado por suas dicas! Cheguei até a imprimir esse "tutorial" pra não sair fazendo besteira.... Posso dar uma sugestão e já falar sobre uma outra coisinha relacionada a carro que só descobri lá? Estou em meu carrinho alugado e de repente no painel acende uma luz que não tem em meu Gol 1.0 seco aqui no Brasil.... A luz da pressão dos pneus! E agora? Vou no posto e cadê o #*#* do calibrador? Até que vi um camarada com jeito mais solícito e pedi as dicas a respeito. Para quem não sabe, como eu, nos postos não há um calibrador bonitinho, com visor, que você digita a pressão, encaixa no bico e espera o péééééé.....
    Lá vc tem que pagar (75 cents, em 3 moedas de 25 - os quarters - pelo menos nos postos que entrei era esse o preço) para poder usar o ar. E a indicação não é no visor, é no próprio bico, como nas borracharias mais "tradicionais", vulgo velhas, daqui do Brasil. Você encaixa o calibrador no bico do pneu e vai "saltar" um tipo de régua com a indicação da pressão. Se estiver baixa, tem um botão, alavanca, alguma coisa pra apertar que vai começar a encher o pneu. Mas tem que encher de pouco em pouco, senão vc perde o controle e pode deixar o pneu com pressão muito acima da certa. E assim, vai fazendo nos quatro pneus. Dica: tire os bicos de todos os pneus antes de ligar a máquina, afinal vc não sabe quanto tempo o ar vai permanecer ligado! Aproveite e calibre todos, dá tempo suficiente, apareceu até uma senhora que foi enchendo os pneus delas sem perguntar se eu já tinha terminado...
    E de novo, Renato obrigado pela dica do posto!
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...