terça-feira, 13 de março de 2018

A Desintoxicação da Limonada - dia 1

           
Related image
        Você já ouviu falar disso? Eu nunca tinha ouvido falar até conhecer o Alex. Ele fez muita pesquisa antes de fazer a sua primeira desintoxicação da limonada 15 anos atrás. Pesquisando na internet eu vi que até a Beyoncé já fez, mas para perder uns quilos antes de começar a gravar o filme Dream Girls. Mas o que é essa desintoxicação da limonada?

        Eu vou deixar uns links para a pesquisa em inglês, mas basicamente você não come nada por 8 dias e só toma limonada. Eu imagino a sua reação ao ler a última linha pois eu tive a mesma reação. Não deve fazer bem algum! Mas depois pesquisando e lendo sobre o assunto concluí que existe muita controvérsia. Os nutricionistas e alguns médicos dizem que é perigoso fazer por mais de 15 dias. O Alex já fez por 19 dias. Segundo ele, nunca se sentiu tão bem na vida...será? 

          O objetivo da desintoxicação (não é dieta!) é o de limpar o organismo de toxinas contidas nos alimentos e que se depositam em alguns órgãos do nosso corpo. A perda de peso é inevitável e é óbvio que vai melhorar o colesterol, pressão sanguínea entre outras coisas. Por isso eu resolvi fazer e ver no que dá. Confesso que estou com medo. Medo da fome, do sofrimento, do mau humor, etc...Vamos ver no que dá. Serão 8 dias sem comer alimentos sólidos. 

A Dieta


Dieta da limonada
Embora a receita da dieta da limonada varie de acordo com a fonte, os ingredientes geralmente são os mesmos. A dieta da limonada implica em não comer nenhum alimento sólido, mas beber uma combinação de suco de limões frescos, xarope de bordo, agua e pimenta Caiena (vermelhas). Considere a limonada como um substituto da agua bebendo de 8 a 10 copos por dia. Pode ser tomada fria ou quente. A mistura contém algumas vitaminas essenciais e minerais.

receita da limonada é a seguinte:
• 2 colheres de limão recém espremido.
• 2 colheres de xarope de Bordo grau B.
• Adicionar pimenta Caiena a gosto.
• Um copo de agua pura.

Considere que com metade de um limão se faz apenas 4 colheres de suco. A pimenta Caiena é importante, já que adiciona muita vitamina C e B. Uma pequena improvisação pode ser feita adicionando chá de menta ou casca de limão para dar um gosto melhor.

Quando alimentos sólidos não são ingeridos, é necessário ajudar o sistema digestivo a eliminar o material fecal e evitar a constipação. Isto é obtido tomando um chá de ervas laxante pela manhã e antes de dormir. 

dieta da limonada também implica em beber agua com sal pela manhã, de acordo com a seguinte receita: 55 ml de agua mineral morna com 2 colheres de sal marinho. No entanto, há quem recomende não tomar esta agua salgada porque pode ser prejudicial.

A dieta da limonada é recomendada por um tempo mínimo de dez dias, embora seja bastante comum fazê-la por períodos mais prolongados.

Jejuar por períodos prolongados requer cuidados, já que a flora intestinal e os revestimentos mucosos precisam de regeneração. Isto, no geral, significa beber suco durante um ou dois dias, adicionando as sopas pouco a pouco, e em seguida as frutas, verduras y nozes, antes de retomar uma dieta regular.

Segundo seu autor, a dieta da limonada elimina toxinas e limpa o corpo. Não é uma fonte completa de macronutrientes, portanto deve ser considerada como outra forma de jejum mais até do que um tipo de dieta.

Os partidários desta dieta pensam que ela ajuda a perder peso, aumenta a energia e alivia algumas doenças crônicas.

No mundo do entretenimento esse jejum é mal interpretado, e vem sendo considerado uma dieta para perder peso. Recentemente, recebeu a atenção da mídia devido ao fato de que alguns famosos confessam pratica-la. A cantora e atriz Beyoncé a fez durante 14 dias e perdeu 9 kg para fazer um papel no filme "Dreamgirls", embora que posteriormente não tenha recomendado o uso deste jejum para perder peso. Howard Stern e Jared Leto são outros famosos que afirmam ter usado esta dieta.

Etapas da Dieta


Etapa 1 (do dia 1 ao dia 2). Durante o primeiro dia de jejum, o nível de açúcar no sangue cai para menos de 70 mg/dl. Para restaurar o nível normal de glicose no sangue, o glicogênio do fígado se converte em glicose e se libera no sangre. Esta reserva é suficiente para metade do dia. Logo o corpo reduz a taxa metabólica basal. A taxa de atividade química interna no tecido em repouso diminui para conservar a energia. O coração reduz seu ritmo e diminui a tensão arterial. O glicogênio é obtido a partir do músculo, o que causa certa fraqueza. A primeira parte da limpeza é, no geral, a pior. Durante a primeira etapa podem surgir sintomas como dores de cabeça, tonturas, náuseas, mau hálito, olhos sem brilho e língua saburrosa. A fome pode ser mais intensa neste período, a menos que se faça um enema, que rapidamente auxilia o corpo em jejum a terminar a digestão no cólon.

Etapa 2 (do dia 3 ao dia 7). As gorduras, formadas por ácidos graxos transformados, se dividem para liberar o glicerol das moléculas de glicerídeos, que são convertidos em glicose. A pele pode tornar-se oleosa quando os óleos rançosos são eliminados do corpo. As pessoas sem problemas na pele podem ter espinhas durante uns dias ou pústulas. Uma pele pálida é também sinal da presença de toxinas no sangue. As cetonas são formadas pela oxidação incompleta das gorduras. Pensa-se que as cetonas no sangue eliminam o apetite, afetando o centro da saciedade no hipotálamo. É possível sentir fome durante os primeiros dias de jejum, mas esta sensação é temporária e o desejo de comer desaparecerá. A falta de fome pode durar de 40 a 60 horas, dependendo do consumo de agua ou suco.

O corpo se acostuma ao jejum, e o sistema digestivo recebe um repouso muito necessário, focando todas as suas energias na limpeza e na cicatrização. Os leucócitos e a atividade do sistema imunológico aumentam. É possível sentir dor nos pulmões. Os órgãos, entre eles os pulmões, estão em processo de reparação. Periodicamente, o sistema linfático expulsa o material mucoide através do nariz ou da garganta. O volume emitido deste muco amarelo pode ser muito grande. Os seios nasais passam por períodos de obstrução, até que fiquem totalmente limpos. O hálito é mal cheiroso e a língua saburrosa. Dentro do intestino, o cólon está sendo reparado e as fezes presas na parede intestinal começaram a soltar-se.

Etapa 3 (do dia 8 ao dia 15). Nesta última parte do jejum, pode-se experimentar uma maior energia, clareza de mente e sensação de bem estar. A desvantagem que há, são as feridas antigas que podem irritar-se ou doer. Isto é resultado da maior capacidade do corpo para curar-se durante o jejum. Se você quebrou o braço dez anos atrás, o tecido ao redor da ruptura fica cicatrizado. No momento da ruptura, a capacidade do corpo para se curar estava diretamente relacionado com o estilo de vida. Si nessa época sua dieta não era adequada, a cicatrização pode não ter sido completa.

Durante o jejum, o processo de cicatrização do corpo está em sua eficácia máxima. Quando o corpo busca por todas as partes o tecido morto ou danificado, os linfócitos entram nos tecidos mais velhos e danificados, e secreta substâncias para dissolver as células danificadas. Estas substâncias irritam os nervos na região circundante e causa novas dores nas áreas antes feridas. Esta dor não é má, porque se deve ao fato de que o corpo está completando o processo de cicatrização. Os músculos podem sentir-se tensos e doloridos, devido a irritação causada pelas toxinas. As pernas podem ser as mais afetadas, já que as toxinas se acumulam nas pernas. As chagas na boca são comuns nesta etapa, devido a grande quantidade de bactérias na boca. Para prevenir ou curar estas chagas é necessário fazer gargarejos com agua e sal diariamente.

Etapa 4 (do dia 16 ao dia 30). O corpo está completamente adaptado ao processo de jejum. Você sente mais energia y clareza mental. Há dias em que terá a língua rosada e o hálito fresco. O processo de cicatrização dos órgãos está sendo completado. Depois que os mecanismos de desintoxicação tiverem eliminado as toxinas, o corpo está em sua capacidade máxima para substituir os tecidos danificados. Um jejum curto reduzirá os sintomas, e um jejum mais longo pode curar completamente. O equilíbrio homeostático está em níveis máximos. O sistema linfático se limpa. Depois do vigésimo dia, a mente se encontra afetada. A clareza mental e o equilíbrio emocional aumentam. A memória e a concentração melhoram.

Etapa 5 (Cessar do jejum). Com a saída do alimento a camada pegajosa e toxica da parede intestinal é liberada. As toxinas entram no sangue pelo cólon. A vesícula biliar verte seus desperdícios com uma grande descarga de bílis. Isto pode causar uma evacuação intestinal imediata depois de comer, seguida de diarreia intensa. Deve-se que comer pouco inicialmente e ir aumentando gradativamente em dias sucessivos para não forçar o sistema digestivo. Se os sintomas são muito incômodos, um enema pode ajudar.

Riscos


Alguns críticos ressaltam a carência de nutrientes essenciais neste jejum, mencionando uma deficiência de proteínas, vitaminas y minerais.

Como resultado destas carências, os indivíduos que seguem a dieta podem experimentar tonturas, delírios e desmaios à curto prazo, com possível dano ao corpo se seguida prolongadamente. O doutor Joel Fuhrman atribui estes efeitos a desintoxicação.

Muitos autores afirmam que as vantagens do jejum estão relacionadas com sua carência de nutrientes, em particular de macronutrientes.

As pessoas com transtornos intestinais, como a síndrome do intestino irritável, podem experimentar um desconforto adicional.

Existe o risco de se eliminar do corpo tanto bactérias benéficas como prejudiciais. Uma dieta sem comida pode fazer com que o intestino interrompa a passagem da comida, causando constipação, ou pode fazer com que o consumo de comida depois do jejum seja doloroso. Por isso é muito importante seguir corretamente as instruções da dieta.

Aqui vai um site que explica o processo que eu colei aqui. Não julgue o nome do site "magraebela" não tem muito a ver com meus objetivos. Qur a força esteja conosco...

https://www.magraebela.com/dieta-da-limonada-master-cleanse 

5 comentários:

  1. Amei o seu texto de hoje, Renato! N~ao conhecia essa dieta de desintoxica'c~ao, mas fiquei interessada e com certeza quero saber mais. Depois coloque um update sobre o andamento do seu jejum... se est'a tudo certo, se voc^e est'a sentindo os efeitos descritos... Gostaria de saber sobre a sua experiencia! No mais, um grande abra'co e obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco. Adoro!!!

    ResponderExcluir
  2. Quem interessante.... sucesso...
    o estilo de vida saudável dos adventistas aconselha o uso do jejum como regeneração do corpo
    https://noticias.adventistas.org/pt/coluna/hildemar-santos/o-verdadeiro-jejum/

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Ô Meu Deus
      Eu quase morri no segundo dia por isso parei. Não aguentei ficar sem comer. kkk

      Excluir
  4. Oi, Renato! Meu nome é Luiz. Achei curiosa essa "desintoxicação da limonada". Como você descreveu, o fato de passar vários dias sem ingerir alimentos sólidos com certeza vai emagrecer uma pessoa. Quanto ao aspecto"desintoxicação", não acredito muito nisso não. Já vi vários médios dizerem - e uma matéria na revista Superinteressante confirmar - que dietas ditas desintoxicadoras e os famosos sucos "Detox" da moda não desintoxicam nada. Fazem emagrecer sim, mas segundo esses especialistas, só existe uma substância realmente desintoxicadora para o corpo: água. Sempre acompanho o seu blog. Abraços!

    ResponderExcluir

Etiqueta cai bem em qualquer lugar, até na internet. Seja educado ao comentar e perguntar. Olá..., meu nome é..., por favor e obrigado são palavras que ainda estão em uso e mostram cordialidade. Afinal, o blog não é balcão de informações de shopping e embora eu esclareça as dúvidas de todos de bom grado, não ganho nada para isso.
Obrigado por comentar e abração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...